O chá branco é a infusão de chá com folhas jovens que não sofreram efeitos de oxidação; os botões podem estar protegidos da luz do sol para prevenir a formação de clorofila. O chá branco contém alegadamente propriedades que ultrapassam o chá verde na prevenção do cancro do cólon e maior quantidade de antioxidantes que outros chás. Em experiências feitas por investigadores do Linus Pauling Institute da Universidade do Estado de Oregon, ao testarem as capacidades dos dois tipos de chá em prevenir o desenvolvimento dos pólipos do cólon, o chá branco revelou-se 10% mais eficaz.
Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.
O chá branco é feito com a mesma planta do chá verde, a Camélia sinensis. Entretanto é feito com folhas mais novas, antes de entrarem no processo de oxidação, sendo esta uma das diferenças entre o chá branco e o chá verde. Por ser proveniente de folhas mais jovens, o chá branco pode apresentar maiores concentrações de compostos bioativos, como as catequinas, as principais substâncias ativas destes chás.
Catequinas: são compostos da família dos polifenóis, que possuem ação antioxidante, e capacidade de reduzir o estado inflamatório em pessoas com excesso de peso, o desenvolvimento de doenças crônicas (diabetes, dislipidemias), os riscos de câncer e o envelhecimento.
O sabor do chá branco também tende a ser mais suave que o sabor do chá verde. Apesar de diferir em sabor e cor, as propriedades nutricionais deste chá constituem praticamente as mesmas do chá verde, ou seja, aceleração do metabolismo do tecido adiposo, e redução dos riscos de doenças como câncer.
O chá branco também apresenta concentrações de tanino que são substâncias que interferem na absorção de outros nutrientes provenientes da nossa alimentação. Por esse motivo, o chá branco e o chá verde devem ser consumidos apenas entre as refeições e não próximo a elas, evitando que haja comprometimento na absorção dos outros nutrientes importantes ao bom funcionamento do nosso organismo.
Devido à presença da cafeína nestes chás, deve-se evitar que seu consumo seja feito perto do período de dormir, para não prejudicar o sono. Pessoas que tem pressão alta também devem ter cautela ao consumí-lo, uma vez que a cafeína apresenta efeito estimulante sobre o aumento da pressão arterial.
Como o chá verde, o chá branco também apresenta propriedade termogenica, o que aumenta o gasto calórico do organismo. E é por esse motivo que o chá branco é tão conhecido. Mas para que você obtenha alguns dos benefícios conferidos pelo chá branco, deve-se consumir entre cinco e seis xícaras de chá por dia.
O que precisa ficar muito claro é que o consumo de chá compreende alternativa complementar sobre a redução de peso. A prática regular do exercício físico, associado a uma alimentação equilibrada e adequada constituem as principais estratégias para o emagrecimento efetivo e saudável.
Diferenças entre o chá verde e o chá branco
CHÁ VERDE: As folhas da Camélia sinensis secam a sombra e depois são submetidas ao aquecimento em fornos apropriados para inativar as enzimas que provocam a oxidação. O processo mantém os princípios ativos da planta, além disso, o teor de cafeína (originada da oxidação) não é muito elevado. O sabor é bem característico e levemente amargo.
CHÁ BRANCO: Obtido dos brotos muito jovens da planta, é a versão menos processada de todas e, por essa razão, as propriedades seriam mais conservadas e potencializadas. Rico em tanino. Há quem defenda que seu sabor é o mais delicado e refrescante.
O chá branco por ser mais diurético do que o verde reduz o inchaço. O que dá uma impressão de perda de peso, só que o que aconteceu, foi que o organismo eliminou líquidos. O chá branco se destaca também pelo seu sabor que é mais doce e agradável. O poder antioxidante é outro fator que torna o chá branco melhor que o verde. Ele é colhido ainda broto, e não passa por etapas que eliminam parte dos antioxidantes naturais, o que não acontece com o chá verde.
Assim seu alto teor de flavonóides fica conservado, e atua na eliminação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelas doenças degenerativas. Confira abaixo os benefícios comprovados:
Auxilia na digestão;
É diurético;
Previne cáries;
Previne o envelhecimento precoce e doenças degenerativas;
Previne problemas cardiovasculares;
Protege a pele dos efeitos nocivos do sol;
Tem ação termogênica – o que acelera o metabolismo, portanto emagrece.
Propriedades:
• Antioxidante;
• Diurético;
• Vasodilatador e Controlador da pressão arterial;
• Estimula a queima calórica;
• Aumenta a imunidade corporal;
• Diminui níveis de colesterol (LDL);
• Inibidor de alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de estômago.
• Protege a pele dos efeitos nocivos do sol, pois melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioletas B (responsáveis pela vermelhidão). Com isso, diminui o risco de câncer de pele.
• Age como um antigripal e anti-inflamatório.
• Previne a formação de placas e cáries nos dentes.
Indicações:
• Prevenir o envelhecimento cutâneo – Entre todos os chás é o mais rico em substâncias antioxidantes, nutrientes capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.
• Prevenir doenças cardíacas – Controla a pressão arterial e possui ação vasodilatadora, fortalecendo e aumentando a capacidade dos vasos sanguíneos. Além disso, o chá branco pode atuar na diminuição das taxas de LDL (o colesterol ruim que bloqueia as artérias), evitando problemas cardíacos, como aterosclerose e infarto.
• Emagrecer – Acelera o metabolismo, estimulando a queima calórica.
• Combater doenças imunológicas – Uma pesquisa americana da Universidade
Pace, de Nova York, constatou que a bebida combate as bactérias causadoras da pneumonia e das cáries, além de aumentar a imunidade do corpo.
• Prevenir o câncer – Recentes estudos feitos com ratos comprovaram sua eficiência em inibir mutações genéticas que poderiam culminar em câncer.
Concentração Usual:
De 1,5g a 2,5g divididos em duas tomadas ao dia. Outras referências indicam que concentração de 300mg de 1 a 2 vezes ao dia garantem o efeito antioxidante do produto.
Precauções e contraindicações:
Assim como o chá-verde, vermelho e preto, altas quantidades de Chá Branco não devem ser administradas durante a gravidez e lactância, pois a cafeína contida nestes pode atravessar a barreira placentária e leite materno. Pacientes hipertensos, com úlceras gástricas, insônia e diabetes devem tomar cuidados antes de ingerir excessivas doses destes chás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário