Diferença entre dieta e regime
Dieta é a prática de comer alimentos de uma forma regulada para diminuir, manter ou aumentar o peso corporal e pressupõe uma reeducação alimentar.
Já o regime é utilizado somente para perda de peso corporal e pressupõe a utilização de dietas de emagrecimento, sem a preocupação em fazer uma reeducação do que o indivíduo consome diariamente.
A dieta é muitas vezes utilizada em combinação com o exercício físico para perder peso em pessoas que estão com sobrepeso ou obesas. Alguns atletas, no entanto, seguem uma dieta para ganhar peso (geralmente na forma de músculo). As dietas também podem ser usadas para manter um peso corporal estável, ao contrário do regime alimentar.
Como Funcionam as Dietas para perda de Peso
As dietas para promover a perda de peso são geralmente divididas em quatro categorias: baixo teor de gordura, baixo teor de carboidratos, de baixa caloria, e muito baixo teor calórico.
As dietas baixas em gordura envolvem a redução da percentagem de gordura na dieta. O consumo de calorias é reduzido porque menos gordura é consumida.
Dietas de baixo carboidrato
Dietas de baixo carboidrato como Atkins e Power Proteína são relativamente ricas em proteínas e gorduras e pobres em carboidratos.
Dietas de baixa caloria
As dietas de baixa caloria geralmente produzem um déficit de energia de 500-1.000 calorias por dia. Algumas das dietas de baixa caloria mais comumente usadas incluem dieta DASH e Vigilantes do Peso.
Dietas de muito baixa caloria
As dietas de muito baixa caloria fornecem 200-800 calorias por dia, mantendo a ingestão de proteínas, mas limitando as calorias provenientes de gordura e carboidratos. Eles submeter o corpo a fome e não são recomendadas para uso geral, pois estão associadas com efeitos colaterais adversos, como a perda de massa magra muscular e desequilíbrio eletrolítico.
Dietas de Desintoxicação
As Detox dietas afirmam eliminar indesejáveis toxinas do corpo humano, em vez de reivindicar como prioridade a perda de peso. Muitos delas usam ervas, remédios homeopáticos, ou vegetais de baixas calorias.
A Nutrição Adequada
Os alimentos fornecem nutrientes de seis grandes classes: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais dietéticos e água. Os hidratos de carbono são metabolizados para fornecer energia. As proteínas fornecem aminoácidos, que são necessários para a construção de células, especialmente para a construção de células musculares.
Os ácidos graxos essenciais são necessários para a construção do cérebro e membrana celular. As vitaminas e minerais ajudam a manter um bom equilíbrio de eletrólitos e são usados para processos metabólicos.
Tipos de Dietas
Há, literalmente, centenas de dietas. Alguns são para perder peso, outros para ganhar peso, redução do colesterol, viver uma vida longa e saudável, etc. Abaixo veremos as principais dietas:
Dieta Atkins
A dieta Atkins concentra-se em controlar os níveis de insulina em nosso organismo através da nutrição. Se a pessoa consumir grandes quantidades de carboidratos seus níveis de insulina irão aumentar rapidamente, para em seguida, caírem com a mesma rapidez. O aumento dos níveis de insulina irá acionar o corpo humano para armazenar o máximo possível de energia que for ingerido, que também tornará menos provável que o corpo use a gordura armazenada como fonte de energia.
Vigilantes do Peso
Os Vigilantes do Peso concentram em perder peso através de dieta, exercício, e uma rede de apoio e educação alimentar. As pessoas nessa dieta podem juntar-se fisicamente, e participar de reuniões regulares, ou online.
Dieta de South Beach
A dieta de South Beach foi iniciada por um cardiologista e uma nutricionista. Ela também se concentra no controle dos níveis de insulina, e os benefícios de carboidratos lentos contra carboidratos não refinados.
.
Dieta de alimentos crus
A dieta de alimentos crus envolve o consumo de alimentos e bebidas que não são processados, são completamente baseados em plantas, e de preferência orgânicos. Os defensores dessa dieta geralmente dizem que pelo menos três quartos da ingestão de alimentos nas pessoas deve consistir de alimentos crus.
Dieta Mediterrânica
A dieta mediterrânica é originária da Europa, e se concentra nos hábitos alimentares do povo daquele continente. A ênfase está em porções de alimentos vegetais, frutas frescas como sobremesa, feijão, nozes, cereais, sementes, azeite de oliva como principal fonte de gorduras dietéticas, queijo e iogurtes como os principais alimentos lácteos, quantidades moderadas de peixe e aves, até cerca de quatro ovos por semana, pequenas quantidades de carne vermelha, e os valores baixos ou moderados de ingestão de vinho.
Dieta DASH
A dieta DASH foi desenvolvida para combater a pressão arterial elevada, e não como uma dieta para todos os fins. No entanto, os especialistas apontam vários benefícios nessa dieta, como por exemplo, sua integridade nutricional, segurança, capacidade de prevenir ou controlar a diabetes, e papel no apoio à saúde do coração.
Produtos ou remédios para emagrecer
Por aqui no Brasil, especialistas afirmam que, embora um novo produto ou remédio lançado no mercado possa prometer uma perda de peso até50% maior do que aconteceria só com dieta ou regime, ainda assim éfundamental a indicação médica, pois até com o uso do medicamento épreciso controlar a alimentação. Mesmo que se siga uma dieta, ainda assim se consome entre 30% a 35% de gordura. Se, além da alimentação regrada, a pessoa tomar o medicamento, cerca de 10% a 12% da gordura tende a ser eliminada.
Dicas de dieta para Realizar no Dia a Dia
A fim de comer de forma saudável, a pessoa precisa se concentrar sobre os benefícios de uma boa alimentação e apreciar os novos alimentos que está comendo. Vejamos abaixo algumas dicas de dieta para se fazer no dia a dia:
1. A pessoa deve que ser cuidadosa com o que ela come no café da manhã. O ideal é não comer nada que contenha carboidratos, nem comer alimentos de sobremesa, bolo para o café da manhã.
A pessoa no café da manhã deve começar a comendo um pedaço de fruta e aumentar gradualmente para uma refeição completa.
2. Algumas pessoas pensam que elas também precisam cortar restaurantes de sua vida. Felizmente, ele não tem que ser assim. Uma opção é comer fora duas vezes por semana e comer em casa o resto do tempo. Isso vai ajudar tanto o orçamento quanto os planos de dieta.
3. A pessoa não tem que desistir de seu estilo de vida totalmente. Há muitas maneiras de se satisfazer e ao mesmo tempo continuar seguindo a dieta. A pessoa deve tentar experimentar como cozinhar novos alimentos saudáveis, de diferentes maneiras. Desse modo, ela vai logo descobrir que uma alimentação nutritiva é tão divertida como as velhas formas de comer, e a fará sentir muito mais saudável também
Nenhum comentário:
Postar um comentário